domingo, 26 de fevereiro de 2017

Insistindo nos concursos e tentando viver

  Já tive várias etapas no meu modo de encarar os concursos. É claro que comecei por baixo e agora estou tentando conquistar algo maior. Primeiro tentei alguns concursos municipais com remuneração baixa, e consegui lindamente passar e ser nomeado. Aqui vale ressaltar, não me esforcei tanto no momento do concurso, mas guardava muita coisa de épocas atrás que eu havia ESTUDADO MUITO. Creio que nesse nível de concurso a grande maioria das pessoas mal sabem escrever o nome e se você tiver o básico das matérias básicas (matemática e português) você está apto a brigar por uma vaga. Ter estudado matemática exaustivamente em uma época da minha vida foi decisivo para mim, coisas como regra de três, análise combinatória e um pouco de geometria garantiram a minha vaga em diversos concursos desse nível.
  Ainda nessa época fiz o concurso de onde estou trabalhando agora, de nível técnico mas ainda municipal. A análise combinatória e a geometria novamente me deram a vaga, e claro, ter estudado eletrônica exaustivamente na época da escola foi decisivo.
  Na época da escola eu estava passando por uma grande insegurança, tinha medo de não ter aprendido o suficiente para começar a trabalhar. Então eu sempre ia na biblioteca ler livros e revistas de eletrônica, como dizem, há males que vêm para o bem. Minha insegurança fez eu ir bem em todas as provas que tive que fazer na seleção das empresas onde trabalhei e nos concursos que fiz. Eu tinha uma insegurança enorme e tentava compensar estudando, o que pra mim foi positivo depois de alguns anos. Ainda hoje vejo que existem algumas lacunas no meu aprendizado (ninguém sabe tudo) que deveriam ser preenchidas com mais estudo, não tenho o mesmo pique de antes, mas o básico está sedimentado.
  A verdade é que na época em que eu comecei a prestar concursos eu ainda era muito inseguro, não tinha noção que poderia passar. Eu  pensava: vou fazer o meu melhor mas como tem muita gente eu não vou passar. Aí fiz meu primeiro concurso (ainda que para um cargo fraco) e passei, fiz meu segundo e passei, fiz meu terceiro e passei. Depois disso a coisa se inverteu: toda vez que iria fazer um concurso achava que tinha obrigação de ficar nas vagas. Mas ainda não havia tentado um concurso top, até que tentei e vi que concurso municipal é uma coisa, concurso federal é outra totalmente diferente.
  Minha evolução está sendo a seguinte: O primeiro passo foi dado que foi ter estudado bastante a algumas décadas atrás, o que já me possibilitou passar em algumas provas de cargos fracos e o que estou agora que considero intermediário entre os fracos e os que começam a ser bons.
  Em 2012 resolvi que queria passar em um concurso de nível federal nem que fosse pra fazer pra uma outra área que não fosse a minha, resolvi atacar os que só exigem nível médio, osde maioria técnico administrativo. Logo que resolvi fazer isso surgiu o concurso da CVM. Como ainda era meio burro pros estudos fora da minha área, comprei uma apostila de banca de jornal e estudei por ela. Não teve outra: fui desclassificado. Aí depois desse tombo resolvi estudar seriamente, mas eu nem tinha noção das matérias que caíam. Nem sabia o que era direito constitucional, pra falar a verdade nem sabia que existia uma constituição. Também nunca tinha ouvido falar de direito administrativo. Então lá fui eu ler a constituição de cabo a rabo e comprar um livro de direito administrativo, passei muitos dos meus dias dessa época à época de hoje lendo esse livro.
  No meio do caminho veio também o concurso da Petrobras. Só que eu ainda não tinha noção de estudar por provas anteriores e fechar o edital. Levei bomba novamente. Depois resolvi estudar para o Bacen em 2013, estudei contabilidade por vídeo aulas e gestão de pessoas por um livro em pdf que baixei da net. Gestão de pessoas e a discursiva eu fui super bem, já contabilidade, foi tipo: hãn? Sério que o professor da vídeo aula não me ensinou nada disso?
  Foi tudo um grande aprendizado, aprendi que eu tenho que selecionar bem os materiais que estudo, ler e seguir muito bem o edital e conhecer o estilo da banca.
  Alguns concursos recentes que fiz foi o do TCU, que fui lindamente bem na discursiva mas não adiantou de nada porque escolhi a tática errada pra fazer a prova do CESPE e deixei de revisar alguns pontos indo mal na prova objetiva. Os últimos 2 concursos que fiz me fizeram ver também o quão importante é eu estar bem psicologicamente e fisicamente na hora da prova. No dia da prova do TCE sp, eu não dormi durante a noite, e estava tão avoado na hora da prova que errei 8 questões fáceis de língua portuguesa. Pude ver também que nas específicas tenho que melhorar meu nível, pois aqui o nível dos candidatos é alto. Outra prova que não estava bem fisicamente/psicologicamente foi a prova do metrô. Eu até fui bem, fiquei em 31 na classificação de um total de 1500 pessoas, mas se eu tivesse mais concentrado não teria perdido algumas questões que eu sabia resolver e errei por falta de atenção, o que me daria posições preciosas.
  O resumo da ópera é que cada dia que passa eu aprendo a estudar melhor e vou identificando meus pontos fracos. Sei que o principal adversário a ser batido sou eu mesmo, se eu conseguir estudar corretamente a aprovação é questão de tempo. Desde quando comecei a estudar seriamente meu objetivo mor era fazer a prova da câmara dos deputados que está demorando pacas pra sair, e isso foi ótimo porque pude aprimorar minha forma de estudar. Deixei de estudar pra esse cargo e fui trilhando outros caminhos, agora que está para sair queria voltar pros trilhos mas a faculdade está atrapalhando, não tenho tempo. Mas de qualquer forma, quando o concurso sair, se eu fizer, já não serei aquele bobinho de 2012, e embora saiba que tenho que dar uma avançada em alguns pontos, estarei pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem algo a dizer, diga aqui: